Rio 450 anos

sábado, 31 de março de 2012

Quem foi Eurico Salles?


Eurico de Aguiar Salles nasceu na Capital do Estado, Vitória, em 24 de agosto de 1910 e, muito cedo, já na adolescência, mostrava sua capacidade intelectual e sensibilidade humana. Querendo ampliar seus conhecimentos, deslocou-se para o Rio de Janeiro, então Distrito Federal, Capital do País, para estudar. Em 1931 formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito, especializando-se em Direito Comercial.
Regressando a Vitória, em 1935, ingressou, como catedrático, na Faculdade de Direito do Espírito Santo e concluiu sua tese sobre “HIPOTECA NAVAL”.
Durante o período do “Estado Novo”, Eurico Salles ocupou o cargo de Secretário de Educação e Cultura do Espírito Santo, entre os anos de 1937 e 1943 e, em 1945, elegeu-se Deputado Federal, na Assembléia Nacional Constituinte, pelo Partido Social Democrático (PSD). 
Em agosto de 1949, como Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal, representou o Brasil em Genebra, no Congresso Mundial de Educação.
Em 1950, pela segunda vez e pelo mesmo partido político, elegeu-se Deputado Federal, tornando-se, mais tarde, vice-líder do PSD na Câmara dos Deputados.
No Governo do Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, em 1956, Eurico Salles fez parte da delegação brasileira presente à Conferência Internacional de Buenos Aires, e, posteriormente, representou o Brasil nas conversações realizadas em Washington, EEUU, pelo Fundo Monetário Internacional.
Graças ao enorme prestígio que alcançou à frente de suas atividades, o Presidente Juscelino Kubitschek o nomeou para o Ministério da Justiça e Negócios Interiores.
Em 1958, Eurico Salles tornou-se membro do Conselho Nacional de Economia. Afastou-se, infelizmente, por motivos de saúde, e, em 1º de setembro de 1959, veio a falecer na cidade do Rio de Janeiro.