Rio 450 anos

sábado, 28 de abril de 2012

História do Dia do Trabalho





           O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios. 
          A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.
          Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.
          Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.
          Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.

----- A imagem desta postagem é o quadro Operários, de Tarsila do Amaral.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Carlos Drummond de Andrade



Série Conheça Nossos Escritores
Carlos Drummond de Andrade


Os poemas de Drummond abordam assuntos do dia a dia, e contam com uma boa dose de pessimismo e ironia diante da vida. Em suas obras, há ainda uma permanente ligação com o meio e obras politizadas. Além das poesias, escreveu diversas crônicas e contos.


Leia um dos poemas mais conhecidos deste autor:




No meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
Tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma pedra.
Na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
Tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra.


Nunca me esquecerei desse acontecimento



quinta-feira, 12 de abril de 2012

Cecília Meireles

Série Conheça Nossos Escritores
Cecília Meireles

Com certeza você conhece algum poema de Cecília Meireles, a extraordinária poetisa carioca, que nasceu junto com o século XX escreveu poesias que representam o pensamento de toda uma época.

Leia a seguir um de seus poemas:


Leilão de Jardim


Quem me compra um jardim com flores?
borboletas de muitas cores,
lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis nos ninhos?
Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de sol?
Um lagarto entre o muro e a hera,
uma estátua da Primavera?
Quem me compra este formigueiro?
E este sapo, que é jardineiro?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilinho dentro do chão?
(Este é meu leilão!)

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Uma Linda Exposição Gratuita



         As obras de uma das maiores representantes do Modernismo Brasileiro ainda podem ser vistas, gratuitamente, no Centro Cultural Banco do Brasil. Diversas pinturas e objetos pessoais de Tarsila do Amaral estão em exposição até o dia 29 de abril de 2012.


         Primeira exposição individual nos últimos 40 anos no Rio de Janeiro de uma das mais importantes e emblemáticas artistas brasileiras. Tarsila do Amaral tem seu nome registrado na história da arte brasileira como uma vanguardista com presença marcante no Modernismo Brasileiro envolvendo-se de forma direta nos movimentos Pau-Brasil e Antropofágico. 






Tarsila do Amaral – Percurso Afetivo
14 Fev a 29 Abr
Local: 2º andar | CCBB RJ 
Horário: de terça a domingo a partir de 9h às 21h.